Torcedor é sinônimo de otário?

Desde quando vi rolando em minha direção um bola de futebol foi paixão à primeira vista. Aquela pelotinha mágica me conquistou e desde então não a largo mais. Depois veio o amor ao Cruzeiro, inspirado no Ailton pai (que Deus o tenha) e na magia que o manto azul celeste produz no ser humano. Só quem é cruzeirense sabe. Mas não estamos aqui pra falar disso e arrumar "brigas" clubísticas. O calo é mais embaixo.

Nas últimas semanas temos visto várias e várias notícias circulando pela imprensa a respeito da crise na Dona FIFA, a Dona da Bola no mundo. Compra de votos na escolla das sedes das Copas de 18 (Rússia) e 22 (Qatar), rede de influências, propinas e tudo que possa haver de necessário para manchar o já machado futebol. Na CBF a coisa não é diferente. O cartola maior Ricardo Teixeira é acusado (ainda sem comprovação) por diversas falcatruas (ainda sem comprovação), que isso fique claro, pois a empresa de processos no Brasil é o nicho do momento. Nos clubes a situação é a mesma: cartolas investigados, fazendo leilão com emissoras de TV, lucrando com negociações de jogadores, etc. Onde fica o torcedor diante de tudo isso?

O torcedor vai à campo, sofre pra conseguir seu ingresso, pega fila, chuva, recebe copinhos de urina pelas costas, pode ser assaltado, ter seu carro levado, pode apanhar da Polícia, mas ainda vai ao estádio. Por que tudo isso? Somos otários por agir assim? Gostamos de sofrer? A resposta é simples: todo torcedor na verdade ama o futebol e se espelha em seu clube de coração para expressar essa paixão. Quando falo torcedor, não me refiro aos babacões que já saem de casa para brigar e caçar confusões, mas sim do torcedor "doente" pelo seu clube. Que canta e pula os 90 minutos de partida e que depois de tudo isso vai para casa na vitória ou na derrota na maior paz.

A cartolada está doidinha para acabar com esse sentimento. O futebol e consequentemente o amor do torcedor por ele não pode nunca morrer. Isso é cíclico, é de pai pra filho. É amor pra vida toda. Respondendo ao título do post: não somos otários, somos apenas bobos que param tudo que estiver fazendo só pra ver 22 marmanjos correndo atrás de uma bola. Só isso.

Comentários

Postagens mais visitadas